Dia 3 de Junho estreia nos EUA o novo trabalho do diretor americano Mike Mills, "BEGINNERS". Mills retorna à direção de longas cinco anos depois do festejado "Impulsividade" (Thumbsucker, 2005), que trazia o ator Lou Taylor Pucci interpretando um adolescente e sua obssessão oral por chupar o próprio polegar. Desta vez, Mills investe em um drama semi-autobiográfico com borrifos de comédia, mostrando a relação pai-e-filho de uma maneira espirituosa e delicada. A dramédia tem ação em Los Angeles, em 2003. EWAN MCGREGOR é Oliver, um depressivo designer gráfico cujo trabalho pouca gente conhece. Está começando um relacionamento com Anna (a francesa MÉLANIE LAURENT, de "Bastardos Inglórios") e tem um cachorro fofo antropomorfizado chamado Arthur cujos pensamentos ele consegue ler. Oliver é acometido com duas bombásticas notícias: seu pai (CHRISTOPHER PLUMMER) saiu do armário aos 75 anos de idade, depois da viuvez e está com câncer em estado terminal.
O fato de Oliver conversar com seu 'jack russel terrier' (há divertidas legendas na oralidade do pet) traz um certo realismo mágico à narrativa, que também é repleta de sarcasmo ao tratar de perdas e reinvenções de vidas.
O filme tem desdobramentos não-lineares e mostra a confusão mental de um homem de meia-idade ao deparar-se com a morte iminente de seu pai, o mesmo revelando-se gay, investindo em um namorado (o ator croata GORAN VISNJIC), frequentando baladas e comprando revistas temáticas. Sua desorientação, porém, nem é tanto pelo fato da revelação da homossexualidade do pai. Seus insights residem no fato dele se questionar como o pai pôde permanecer 45 anos casado com sua mãe. A imagem do pai beijando sua mãe antes de sair para o trabalho não sai de sua cabeça. Ele amava a esposa? Os questionamentos dentro de sua cabeça sobre relações conjugais o levam a avaliar se ele mesmo deveria casar-se.
Ewan McGregor e Mélanie Laurent são um casal cativante, cuja química irradia na tela. O canadense Christopher Plummer é um ator iluminado, repleto de um repertório de nuances e singelezas interpretativas de fazer gosto de ver. Ano passado ele concorreu ao Oscar de Ator Coadjuvante pela personificação de Leon Tolstoy em "A Última Estação" (The Last Station).
O roteiro semi-autobiográfico de Mike Mills investiga a vida de seus próprios pais e fala de uma maneira lírica essa jornada emocional com olhar poético e corajoso sobre a repressão que possa existir no universo heterossexual.
"Beginners" é um filme doce, original e bem amarrado sobre a intimidade e o amor entre pai-e-filho e sobre novos caminhos nas vidas de dois homens de idades distintas.
Lou Taylor Pucci, o adolescente de "Impulsividade" faz aqui uma ponta no papel de um mágico.
Exibido no último Festival de Toronto, em setembro do ano passado, passou também pelos Festivais de San Franciso e Seatlle há algumas semanas. Em Junho, será o filme de encerramento no Festival de Sydney. Em Julho estreará na Inglaterra, Suécia e Polônia. Ainda sem previsão de estreia no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário