As americanas HAILEE STEINFELD, 14 anos e JENNIFER LAWRENCE, 20 anos, são as duas representantes "mirins" desta edição da entrega do Oscar. A californiana Hailee concorre pelo remake dos irmãos Coen, o western "Bravura Indômita" (True Grit) e Lawrence pelo independente "Inverno da Alma" (Winter's Bone). Ambas vivem pequenas mulheres que usam sua força interior e sua obstinação para ultrapassar precocemente algumas mazelas de suas vidas.
A personagem de Hailee contrata um assassino para vingar a morte do pai. A de Lawrence luta com toda a garra para cuidar dos irmãos menores, tornando-se adulta antes da hora. Ambas trabalharam um carregado sotaque interiorano para suas heroínas.
Na história da Academia vários atores muito jovens receberam indicações e alguns deles levaram a estatueta dourada para casa. Alguns foram indicados e não ganharam tiveram belas carreiras, outros foram vencedores e acabaram sendo esquecidos com o passar dos anos, numa espéce de "maldição" por terem concorrido ao prêmio jovens demais.
Aos 6 anos, a atriz Shirley Temple recebeu um Oscar especial, em 1934, e abriu caminho para as décadas seguintes.
Em 1973, Tatum O'Neal, com apenas 10 anos, ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante pelo filme "Lua de Papel" (Paper Moon), no qual contracenou com o pai Ryan O'Neal. Na mesma categoria concorreu com Linda Blair, aos 14 anos, pelo papel da menina dominada pelo demônio em "O Exorcista". As duas atrizes nunca deslancharam suas carreiras e se tornaram dependentes químicas.
Em 1977, Jodie Foster, com 14 anos, concorreu a Atriz Coadjuvante em "Táxi Driver", de Martin Scorsese. Não ganhou. Em compensação, 12 anos depois levou sua primeira estatueta em "Acusados" e apenas 3 anos depois, outra vez por "O Silêncio dos Inocentes" (The Silence of the Lambs).
Em 1993, com 11 anos, a canadense Anna Paquin ganhou como Atriz Coadjuvante por "O Piano" e em 2000, Haley Joel-Osment, aos 11, concorreu por "O Sexto Sentido" (The Sixth Sense). Anna fez sucesso nos filmes "X-Men" e recentemente alcançou grande reconhecimento e fama na série de TV "True Blood". Haley ainda está patinando à procura de bons papéis, agora aos 21 anos.
Em 2003, a australiana Keisha Castle Hughes foi a mais jovem a concorrer a categoria de Melhor Atriz protagonista pelo bonito "Encantadora de Baleias" (Whale Rider). Nunca mais ela fez nada relevante.
Em 2007, a gracinha Abigail Breslin foi indicada pelo filme "Pequena Miss Sunshine" (Little Miss Sunshine). Um ano depois, a americana Saoirse Ronan, aos 13, concorreu por "Desejo e Reparação" (Atonement).
Este ano estas duas representantes do sangue novo na indústria injetam suas doses de luminosidade e vigor. Resta saber se saberão conduzir suas carreiras pelos caminhos mais acertados.
Resta saber se seus agentes apontarão os melhores personagens. Farão sucesso nas décadas seguintes? Estarão envolvidas com drogas e outras mazelas de celebridades que chegam ao olimpo jovens em demasia?
Só o tempo dirá. Por enquanto são dois novos talentos que dão gosto de ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário