Powered By Blogger

15 dezembro, 2011

Ryan Gosling e George Clooney são duplamente indicados ao Globo de Ouro.

Divulgadas as listas de indicações ao SAG (Screen Actor Guild Awards) e ao Globo de Ouro, críticos de vários jornais e cidades americanas fazendo suas costumeiras listas de melhores do ano, a corrida para o Oscar intensifica-se à medida que nomes aparecem e outros desaparecem.
"Tão Alto e Tão Perto" (Extremely Loud and Incredibly Close), de Stephen Daldry, "Drive", de Nicholas Winding Refn e "J. Edgar", de Clint Eastwood NÃO concorrem ao Globo de Ouro de Melhor Filme (a lista tem 6 nomes), mas deverão constar no Oscar, que terá prováveis 10 nomes.
 No Globo de Ouro, Steven Spielberg NÃO concorre a Melhor Diretor, mas "Cavalo de Guerra" (Warhorse) está na lista de Melhor Filme e "As Aventuras de Tintim" na lista de animações. Como pode um diretor ter 2 filmes indicados como melhores do ano e não concorrer como realizador? Vai entender. Outras ausências na lista foram:  Melissa McCarthy como Atriz Coadjuvante em "Missão Madrinha de Casamento" (Bridesmaids) e Armie Hammer como Ator Coadjuvante em "J. Edgar". Ambos concorrem ao SAG mas foram esnobados pelo Globo de Ouro. Em contrapartida, a novata Shailene Woodley, de 20 anos, ("Os Descendentes"), Michael Fassbender ("Shame") e Albert Brooks ("Drive"), que foram esquecidos pelo SAG, foram lembrados pelo Globo. Ryan Gosling, um dos atores mais notáveis desta geração, inacreditavelmente esquecido pelo SAG, concorre 2 vezes: Melhor Ator (Drama) em "Tudo Pelo Poder" (The Ides of March) e Ator (Comédia) em
 "Amor à Toda Prova" (Crazy, Stupid Love). Gosling também teve uma atuação fantástica este ano em "Drive".
George Clooney também concorre 2 vezes: Melhor Ator (Drama) em "Os Descendentes" e Diretor em "Tudo Pelo Poder" (The Ides Of March).
Talvez as maiores ausências nestas 2 listas sejam as de Gary Oldman  por "O Espião Que Sabia Demais" (Tinker Taylor Soldier Spy), de Tomas Alfredson, e Carey Mulligan, que teve ótimas e elogiadas atuações em "Shame" e
"Drive".
"Os Descendentes" (The Descendants), de Alexander Payne, parece seguir como o favorito para ganhar Melhor Filme (Drama) no Globo de Ouro, assim como o francês "O Artista" (L'Artiste), falado em nenhuma língua já que é mudo, deve ganhar como Comédia. Ambos serão os prováveis favoritos ao Oscar de Melhor Filme. 
A briga de Melhor Ator no Oscar também ficará a cargo dos dois protagonistas desses 2 filmes: Clooney e Jean Dujardin vêm ganhando quase todos os prêmios da crítica. No Globo eles não concorrem um com o outro, já que os filmes se dividem em "Drama" e "Comédia/Musical". Ambos devem ganhar os Globos nas respectivas categorias e irem fortes ao Oscar. Será que a Academia dará o prêmio a um francês que não fala nada em um filme mudo? Depois de Marion Cotillard, tudo é possível, e o longa parece brilhante.
A categoria de Melhor Atriz tem nomes fortes.  Meryl Streep vem ganhando vários prêmios de críticos pela personificação de Margaret Thatcher em "Dama de Ferro" (The Iron Lady), mas tem como concorrentes fortes:  Glenn Close em "Albert Nobbs"
e Tilda Swinton em "Precisamos Falar Sobre Kevin" (We Need to Talk About Kevin). Minha aposta é para Glenn Close, uma atriz estupenda, que já ganhou o Globo por telefilmes mas nunca por um longa. Há mais de 20 anos ela não concorre ao Oscar (prêmio que também nunca ganhou).  Sua última indicação foi por "Ligações Perigosas" (Dangerous Liaisons), em 1989. Em "Albert Nobbs", disfarça-se de homem, não por homossexualidade ou transexualidade, mas para sobreviver na sociedade machista da Irlanda do século 19.  Barbra Streisand viveu personagem parecido em "Yentl" (1983).  Close também é autora da letra da canção "Lay Your Head Down", cantada por Sinead O'Connor em "Albert Nobbs".
A favorita na categoria "Comédia" no Globo é Michelle Williams em "Minha Semana com Marilyn" (My Week With Marilyn), que enfrenta Kate Winslet e Jodie Foster, ambas de "Carnificina" (Carnage) e Kristen Wiig em "Missão Madrinha de Casamento".  
Desta vez não há musicais na categoria "Comédia/Musical". Os 5 indicados são comédias ou dramédias. O filme de Martin Scorsese, "A Invenção de Hugo Cabret" (Hugo), vencedor do National Board of Review, concorre a Melhor Filme (Drama), apesar de não ser exatamente um filme dramático e sim uma fantasia infanto-juvenil, com toques de ficção científica que homenageia o próprio cinema.
Uma boa surpresa na lista do Globo foi a indicação de Viggo Mortensen em "Um Método Perigoso" (A Dangerous Method), de David Cronenberg. Mortensen interpreta Sigmund Freud. Este ano, atores que interpretaram ícones como Margaret Thatcher, Marilyn Monroe, J. Edgar Hoover e Laurence Olivier foram todos indicados, confirmando a tradição de que os votantes gostam de interpretações de pessoas reais.
Entre os coadjuvantes masculinos o favorito absoluto é o veterano Christopher Plummer, que vive um gay tardio em
"Toda Forma de Amor" (Beginners).
Jonah Hill (que agora está magro), que não constava em nenhuma lista de previsão, foi uma das surpresas do SAG e Globo como Ator Coadjuvante em "O Homem Que Mudou o Jogo" (Moneyball), de Bennett Miller. Sua inclusão tirou nomes que estavam previstos como os de Ben Kigsley em "Hugo" e Max Von Sydow em "Tão Alto e Tão Perto".  Hill vem de filmes como "Superbad", "O Pior Trabalho do Mundo" (Get Him to the Geek) e "Ligeiramente Grávidos" (Knocked Up).
 Na Categoria Atriz Coadjuvante a favorita é a ascendente Jessica Chastain, em "Vidas Cruzadas" (The Help). A atriz também teve ótimas atuações como a mãe de "Árvore da Vida" (favorito na categoria Fotografia), "Coriolanus", "No Limite da Mentira" (The Debt) e "O Abrigo" (Take Shelter). É uma das grandes atrizes que despontam ao estrelato pela beleza e talento reconhecidos. Ela deve ser indicada ao Oscar e também vencer na categoria.
Muito justa a inclusão do extraordinário Joseph Gordon Levitt como Melhor Ator (Comédia) em "50/50". É um ator de talento indiscutível, com atuações excelentes nos últimos anos em filmes como "A Origem" (Inception), "Mistérios da Carne" (Mysterious Skin) e "500 Dias com Ela" (500 Days of Summer).
 Na categoria Filme Estrangeiro outra surpresa, "In The Land of Blood and Honey", dirigido por Angelina Jolie (e acusado de plágio), produção americana mas falada em bósnio.
Entre os concorrentes "O Garoto da Bicicleta" (Bélgica) e "A Pele Que Habito" (Espanha), mas o favorito é o iraniano "A Separação", que tende a seguir para o Oscar como favorito.
Entre as canções originais concorrem "The Living Proof" (Mary J. Blige), de "Histórias Cruzadas", "The Keeper" (Chris Cornell), de "Rendeção" (Machine Gun Preacher) - que estréia este fim de semana no Brasil e a incrível "Masterpiece" (Madonna), do filme também dirigido por ela "W.E.", que também concorre a Trilha Sonora, do polonês Abel Korzeniowski (de "Direito de Amar" (A Single Man).
 Trent Reznor & Atticus Ross, que ganharam ano passado o Globo e o Oscar por "A Rede Social", concorrem este ano pelo novo filme de David Fincher, ""Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres" (Girl With the Dragoon Tattoo). Elton John também concorre c a canção que ele fez com Lady Gaga em "Gnomeu e Julieta".
Entre as animações o favorito é o fabuloso "Rango", de Gore Verbinski, que concorre com "Carros 2", "As Aventuras de Tintim", "Operação Presente" (Arthur Christmas) e "Gato de Botas" (Puss in Boots). "Rio" ficou injustamente fora da lista, assim como "Kung Fu Panda 2".
Em Janeiro conheceremos quem são os indicados ao Oscar, mas já há 3 pesos-pesados, quase favoritos na briga de Melhor Filme: "A Invenção de Hugo Cabret", "O Artista" e "Os Descendentes". "Hugo" é um formidável elogio à sétima arte em forma de aventura dirigido pelo grande Scorsese. "O Artista" é outra homenagem ao próprio cinema, ousadamente mudo e último é um drama familiar como não poderia faltar em premiações. Quem ganhará? Minha lista de apostas para vencedores será postada em breve.










Nenhum comentário:

Postar um comentário