Powered By Blogger

16 dezembro, 2010

Christian Bale finalmente receberá sua primeira indicação ao Oscar, em "O Vencedor" (The Fighter).

Aos 37 anos (23 de carreira), o galês  CHRISTIAN BALE está na reta final para receber sua primeiríssima indicação ao Oscar, como Ator Coadjuvante, no drama "O Vencedor" (The Fighter), no qual interpreta o irmão-mentor de um boxeador com a mesma ferocidade e empenho que o elevaram ao patamar de um melhores atores de sua geração.

Ele não ter recebido até hoje uma indicação ao prêmio da Academia é no mínimo uma injustiça, visto que nos últimos anos ele entregou interpretações vigorosas e brilhantes em filmes como "O Operário" (The Machinist, 2004), "Os Indomáveis" (3:10 to Yuma, 2007), "O Sobrevivente" (Rescue Down, 2006), além de "O Grande Truque" (The Prestige, 2006) e suas duas contribuições como Batman.


Bale é um ator extraordinário.  Ele pode personificar o mocinho delicado e romântico, como em "Adoráveis Mulheres" ( Little Women, 1994), um explorador inglês disputando o amor de Pocahontas, como no belíssimo filme de Terrence Malick, "O Novo Mundo" (The New World, 2005) ou um assassino desalmado e amedrontante, como em "O Psicopata Americano" (American Psycho, 2000).


Ele estreou aos 12 anos, como o menino que se perde dos pais e que se salva através de sua paixão pela vida e por aviões no arrebatador "Império do Sol" (Empire of the Sun, 1987), um dos melhores filmes da carreira de Steven Spielberg.


 É peculiar também seu registro dramático no excelente "Laurel Canyon -  A Rua das Tentações", dirigido com competência pela ótima Lisa Cholodenko, que este ano lançou "Minhas Mães e Meu Pai" (The Kids are Alright).

Este ano, ele deve enfrentar na categoria Melhor Ator Coadjuvante o veterano Geoffrey Rush, no papel do fonoaudiólogo em "O Discurso do Rei" (The King's Speech), Jeremy Renner (de "Guerra ao Terror") em "Atração Perigosa" (The Town), John Hawkes, em "Inverno da Alma" (Winter's Bone) e Mark Ruffalo em "Meus Pais e Minha Mãe" (The Kids Are Alright).
Pelo papel do abatido boxeador em "O Vencedor" (The Fighter), Bale (que emagreceu quase tanto quanto em "O Operário") já venceu o National Board of Review e a Associação dos Críticos de Boston e Washington, além de indicações ao Globo de Ouro, Satellite, Critic's Choice e Independent Spirit Awards.
É o favorito até agora na categoria.

Pela carreira brilhante e pela extrema dedicação e talento ele merece este prêmio a esta altura de sua trajetória como um dos grandes atores de sua época.

2 comentários:

  1. Concordo com tudo, Paulinho. Bale é um ator brilhante e dedicado. Talento e vida pessoal devem ser separados. Ele já deveria ter recebido várias indicações, mas é sempre esnobado. Chegou a hora.

    HENRY.

    ResponderExcluir