Powered By Blogger

13 dezembro, 2010

México, França, Canadá e Turquia são os prováveis indicados ao Oscar de Filme Estrangeiro.


65 países enviaram seus filmes para tentar uma das cinco vagas da prestigiada categoria Melhor Filme Estrangeiro, no Oscar 2011. Há alguns anos, estas cinco indicações ficavam algo "restritas" a filmes europeus, e uma ou outra nomeação para um filme asiático ou latino. Hoje, a Academia passou a ser geopoliticamente correta e pulveriza as cinco indicações aos vários continentes.




Adicionar lege


Entre os prováveis concorrentes este ano, o mexicano "BIUTIFUL", de Alejandro Gonzalez-Iñarritu (Palma de Ouro em Cannes para Javier Bardem). Iñarritu tem no currículo filmes incríveis como "Amores Brutos" (Amores Perros), "21 Gramas" (21 Grams) e "Babel". Indicado ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro.

O canadense "INCENDIES" (falado em francês e árabe) narra a jornada de descobertas pessoais de dois irmãos gêmeos, em direção às origens e raízes muçulmanas de seus sangues.  A indústria dificilmente o deixará de fora nessa premiação. Foi um enorme sucesso no Festival de Toronto, um dos maiores termômetros dos filmes que serão concorrentes ao Oscar.





Do Peru, o drama "CONTRACORRIENTE", exibido no Brasil na Mostra de São Paulo, sobre as desventuras emocionais de um pescador casado, sua mulher grávida e seu oculto relacionamento com outro homem, numa comunidade litorânea de pensamentos ainda arcaicos. Vencedor do grande prêmio do público no último Festival de Sundance.



O francês "DES HOMMES ET DES DIEUX", de Xavier Beauvois, é desde já um dos favoritos. Monges, muçulmanos, fundamentalismo e a guerra civil na Argélia, nos anos 90, é o pano de fundo deste drama que venceu o National Board of Review de Melhor Filme Estrangeiro.




O sul-africano "CHANDA'S SECRETS" (Life, Above All) é um drama universal com tintas fortes sobre lealdade, força e coragem de uma garotinha de 12 anos (a estreante Khomotso Manyaka), que luta pela sua família numa comunidade acerca de Johannesburgo.


A Turquia pode receber sua primeira indicação na categoria com o delicado drama "UM DOCE OLHAR" (Bal), sobre o relacionamento silencioso e profundo entre pai-e-filho. Já disponível em DVD no Brasil. Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, há um ano.

A Argentina pode concorrer novamente com o vigoroso "ABUTRES" (Carrancho), de Pablo Trapero, com Ricardo Darín e Martina Guzman (ótima), sobre o alto índice de mortes em acidentes de trânsito e um romance como mote principal.

Da Tailândia, "TIO BONMEE QUE PODE RECORDAR SUAS VIDAS PASSADAS", de Apichatpong Weerasethakul, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, e incensado pelos críticos.

Minhas apostas pessoais vão para:

"EASTERN PLAYS", da Bulgária, sobre o relacionamento conflituoso entre dois irmãos, um deles, neonazista.


Da Islândia, "MAMA GÓGÓ, um drama com toques de comédia sobre um homem às voltas com problemas financeiros e a mãe que começa a apresentar sintomas de Alzheimer.


Deve entrar na lista também o inusitado "STEAM OF LIFE" (Miesten Vuoro), da Finlândia, fala sobre homens e mulheres de várias faixas etárias que abrem seus corações e seus desabafos em saunas a vapor construídas ao redor de suas casas rurais.
 

De Portugal, "MORRER COMO UM HOMEM", de João Pedro Rodrigues, sobre a vontade de uma transexual de refazer o dolorido caminho de volta. Uma transição às avessas para tornar-se homem novamente. Fados, cafonices e algum drama neste interessante filme, exibido no Festival Mix Brasil de 2009.



A Itália enviou "LA PRIMA COSA BELLA", sobre  um professor misantropo que retorna à sua cidade-natal e ao leito de morte de sua mãe e relembra fatos do passado, como o desejo dela de ser atriz.


A Espanha escolheu "TAMBIÉN LA LLUVIA", com Gael García Bernal e Luis Tosar, como cineastas que viajam à Bolívia para filmar um longa sobre Cristóvão Colombo.



O Chile enviou "LA VIDA DE LOS PECES", de Matias Bize ("En La Cama"), sobre o retorno ao passado de um homem.



"DEL AMOR Y OTROS DEMONIOS" (De Amor e Outros Demônios), baseado no famoso livro de Gabriel García Marquez, é a aposta de Costa Rica. Pelo trailer, muito fraco. Não será desta vez.

Da Alemanha, o muito elogiado "DIE FREMDE" (When We Leave), sobre uma mulher de origem turca, o relacionamento conflituoso com a familia e a reconstrução de sua nova vida na Alemanha. Atuação muito prestigiada da atriz SIBEL KEKILLI, de "Contra a Parede" (Gegen Die Wand, 2004).
 Da Nicarágua, uma garota pobre sonha em ser boxeadora, em "LA YUMA".

O Brasil enviou o irregular "LULA", de Fabio Barreto (que já concorreu com "Quatrilho"), mas somente se um milagre acontecer ele entrará nesta prestigiada e sonhada lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário