Na categoria, os outros possíveis concorrentes são "A CAVERNA DOS SONHOS ESQUECIDOS" (Cave of Forgotten Dreams), de Werner Herzog, uma fabulosa reflexão sobre a existência humana. Em 1994 três pesquisadores descobriram, num vale remoto no sul da França, a caverna Chauvet-Pont-d’Arc, contendo os desenhos rupestres mais antigos já encontrados, de cerca de 32 mil anos atrás. As obras se mantiveram conservadas por séculos graças a um desmoronamento que tapou a entrada da caverna, que logo foi interditada pelo governo francês, para a preservação de suas pinturas, já que a respiração humana favorece a proliferação de fungos. Em belíssimas e surpreendentes imagens em 3D, o alemão Herzog narra seu filme, que exibe impressionantes desenhos de ursos, mamutes e cavalos. Exibido recentemente na Mostra de cinema de São Paulo, deve entrar em circuito comercial no Brasil no início do próximo ano.
"BUCK", também vencedor de prêmio da audiência em Sundance, fala sobre uma lenda viva no universo equestre, Buck Brannaman, que foi a inspiração para o filme "O Encantador de Cavalos" (The Horse Whisperer, 1998), dirigido por Robert Redford. Para o cowboy americano, os cavalos são espelhos da alma humana. Dirigido pela estreante Cindy Meehl, o documentário tenta mostrar como Brannaman conseguiu, ainda criança, desenvolver uma técnica de domesticação e adestramento de animais sem o uso de violência, justamente por tentar repassar o contrário do que sofreu na infância com o temperamento violento do pai. Um filme que encanta não somente os apaixonados por cavalos, mas espectadores de quaisquer idades, já que fala sobre sabedoria, docilidade e uma grande experiência de vida. O documentário concorre ao Gotham Awards.
No dia 24 de Julho de 2010, o diretor Kevin Macdonald (de "O Último Rei da Escócia") convidou usuários do youtube a documentarem videos de suas vidas naquele exato dia. Essa experiência histórica global tornou-se o documentário "A VIDA EM UM DIA" (Life in a Day), uma espécie de cápsula do tempo para as gerações futuras entenderem como era estar vivo em 2010, e como a colaboração de todos era importante. Produzido por Ridley Scott, o filme está disponível na íntegra, no youtube.
Ameena, Cobe e Eddie têm em comum o passado ligado às gangues de bairros pobres de Chicago. Hoje, o que os une, é a luta contra a violência que antes propagavam. Eles são os "interrupters", pessoas com a função de intervir em conflitos antes que a situação saia do controle. Durante um ano, o diretor Steve James e o escritor Alex Kotlowitz acompanharam a rotina desses heróis contemporâneos e produziram o filme
"INTERROMPENDO A VIOLÊNCIA" (The Interrupters).
"LOUDER THAN A BOMB", de Greg Jacobs e Jon Siskel, conta a história de quatro equipes do Poetry Slam de Chicago, que se preparam para competir no maior evento mundial de recitação de poesia juvenil. Entre esperança e desolação, o filme capta a vida turbulenta dessas inesquecíveis crianças, explorando os caminhos da escrita que formam o seu mundo e vice-versa. É a linguagem vista pelo olhar alegre de um grupo de adolescentes irresistivelmente talentosos e obcecados em fazer dançar as palavras. Embora os temas abordados sejam por vezes profundamente pessoais, o que os poemas revelam e o que deles emana é universal: o trabalho que define a busca de uma voz própria. Vencedor do prêmio do público no Festival de Palm Springs.
"TABLÓIDE" (Tabloid), de Errol Morris, faz um ataque ao jornalismo sensacionalista e de celebridades, contando a história da americana Joyce McKinney, que nos anos 70, ocupou a primeira página de jornais britânicos e americanos, acusada de sequestrar e violentar sexualmente um missionário mórmon em Londres.
Morris ganhou o Oscar de documentário em 2004 com "Sob a Névoa da Guerra" (The Fog of War), sobre a vida de Robert S. McNamara, que foi Secretário de Defesa dos governos dos Presidentes dos EUA Kennedy e Johnson.
"PROJECT NIM", de James Marsh (vencedor na categoria em 2009 por "O Equilibrista"), conta a história de um chimpanzé utilizado como experimento científico pelo estudioso Herbert Terrace para tentar estabelecer uma comunicação entre humanos e chimpazés, por meio da linguagem de sinais.
Mais interessante do que mostrar o resultado da pesquisa, Marsh elaborou uma extensa pesquisa que revelou os atores desse experimento inusitado. Em seus depoimentos, eles relatam as dificuldades e suas relações nem sempre amigáveis com o chimpanzé Nim. Graças a imagens gravadas do projeto na época, é possível analisar como o chimpazé transitava entre o condicionamento cultural que era imposto a ele pelos humanos e o seu temperamento selvagem.
O documentário relata ainda a história
um tanto quanto fantástica de Nim, desde o final do experimento até a
sua morte. Marsh traz a gerações atuais a experiência que ficou famosa
na década de 1970 e que comprovou que biologia e cultura não são
integrativas no sentido de socializar animais irracionais com o modo de
vida humana. Imperdível trabalho documental que deve ser visto não apenas por
especialistas em linguística, mas também por todos que se comovem com os
reflexos dos experimentos científicos com animais.
A lista dos indicados será divulgada dia 24 de Janeiro de 2012 e a 84ª edição do Oscar será dia 26 de Fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário